Consolidação de copas

Consolidação de copas

O suporte artificial é um sistema que interfere no equilíbrio mecânico da árvore, antes de considerar sua instalação, alternativas como a redução do peso do ramo, por exemplo,terão que ser tomadas. O suporte artificial visa resolver as possíveis falhas mecânicas da árvore. É conveniente traçar a rota para seguir bem. Para isso, é necessário conhecer a dinâmica da árvore, o problema a ser resolvido, que material usar e como instalá-lo.
Por exemplo: Para estabilizar uma quebra por codominância de dois ramos principais, será necessário usar um sistema estático. De modo que a estrutura permaneça fixa e impeça a evolução da ruptura.
O sistema BOA, como COBRA, requer o uso de fita e cinto na seção de contato com a casca da árvore e amortecedores para oferecer melhor comportamento sob carga. Existem modelos com diferentes cargas de trabalho: 2tn, 4tn, 6tn e 8tn. Consiste em corda oca trançada de polipropileno. O que lhe dá uma baixa elasticidade. Ao toque não é muito agradável e rígido. Temos que introduzir um anel na corda para indicar o ano de instalação, para além de tornar o sistema mais dinâmico em comparação com as cargas suportadas, incorpora alguns amortecedores que serão instalados sob critérios técnicos.